No Planejamento estratégico da Guerra

Conversas de Varanda - Com José Peyroton

“No planejamento estratégico da guerra, Chang Liang é melhor do que eu; na administração logística do campo de batalha, Shiao He é melhor do que eu, e na distribuição de um milhão de tropas para vencer as batalhas, Han Xing é melhor do que eu. Todos esses três pertencem à elite.
Posso buscar a força deles e colocá-los para trabalhar. Essa é a razão pela qual eu poderia ser o fundador de uma nova dinastia.”
(Liu Bang)

Penso que as ideias e conceitos simples podem partir de uma mente infantil que ainda não está preparada para o exaustivo trabalho mental, ou as ideias e conceitos simples podem ser resultado deste mesmo exaustivo trabalho mental. Talvez Einstein estivesse referindo-se a isto quando citou a frase de Oliver Wendell Holmes: “Eu não daria um centavo pela simplicidade deste lado da complexidade, mas daria a minha vida pela simplicidade do outro lado da complexidade”.

E ideias simples não surgem por acaso. Bem, talvez algumas sim (e não eram essas que impressionavam o cientista). Porém, não é o caso da maioria delas, que só se mostram após um longo caminho percorrido. Einstein se entusiasmava com a simplicidade que aparecia após horas, talvez dias, de pensamentos focados e profundos, muitos dos quais lhe eram revelados após algum tempo de sono.

Pode parecer estranho, mas um pensamento como este de Liu Bang (que foi o imperador fundador da Dinastia Han Oeste, na China - 206 a.C. - 220 d.C. – e um dos imperadores provenientes das camadas sociais mais baixas na história chinesa) só é importante quando ocorre do outro lado da complexidade, pois a juventude nos impede, com suas fortes chamadas à imediata satisfação e ao sucesso, de entender que aproveitar as inteligências disponíveis nos deixa com maiores probabilidades de chegar ao topo.

Para aceitar inteligências disponíveis precisamos lidar com um sentimento muito forte e perigoso chamado orgulho. O orgulho é contrário a tudo o que possa ser nomeado como fruto do trabalho de outra pessoa. Não aceita ser contrariado ou exposto e deseja todos os méritos – mesmo aqueles que não foram conseguidos por seu esforço. Você duvida de algumas destas coisas? Pois bem, note alguns trabalhos científicos que, assinados por PhDs, que não relacionaram os que os ajudaram a chegar àquelas brilhantes conclusões, causando espanto e mágoa na equipe.

Pode conferir, todos os bons livros sobre Liderança e Trabalho em Equipe referem-se à atenção que deve ser dada à inteligência e capacidade de seus membros, e que, ao invés de nos assustar, devem ser buscadas como elementos primordiais para o sucesso!

*Em tempo: quando Liu Bang chegou à Hanzhong presenciou inúmeras deserções, inclusive a de Han Xing. Em vez de castigá-lo, Xiao He aconselhou Liu Bang propondo a promoção de Han Xing. Liu Bang, que se dispunha a aceitar as sugestões construtivas daqueles sob seu comando, acabou promovendo Han Xing, que posteriormente, tornou-se um dos generais que o ajudaram a consolidar o seu poder.

José Peyroton
Consultor Organizacional em desenvolvimento humano
Top